102-10 | 102-14
Em 2020, com a pandemia, algo que nenhum de nós havia enfrentado, nosso compromisso com o jeito certo de fazer negócio foi reafirmado. Atuamos de forma colaborativa e com coragem. Em todas as empresas do portfólio, a saúde e a segurança das pessoas foram priorizadas e a continuidade dos negócios foi assegurada. De forma muito ágil, todas as empresas prepararam e acionaram planos de contingência para lidar com os novos desafios que se apresentaram. A Votorantim também atuou fortemente para garantir que todo o seu portfólio tivesse liquidez para um período de incertezas e, ao mesmo tempo, flexibilidade financeira para continuar investindo na competitividade, na modernização, na inovação e no crescimento dos negócios. E, no enfrentamento da crise sanitária, nós e as empresas investidas, em parceria com o Instituto Votorantim, reforçamos nosso compromisso social com ações imediatas e estruturantes de combate aos efeitos da pandemia nas diferentes regiões em que estamos presentes, demonstrando que a colaboração permanece vigorosa em nosso DNA.
Esse período representou um verdadeiro teste da evolução do modelo de governança e gestão da Votorantim e de suas empresas, que foi estabelecido a partir de 2014. A liderança das empresas e seus Conselhos de Administração foram ágeis e diligentes na gestão de cada um dos nossos negócios, os quais foram impactados de formas muito diferentes. Instalaram Comitês de Crise, ficaram mais próximos do dia a dia das operações e tomaram decisões consequentes ao longo do ano. E o resultado pode ser visto hoje, com o desempenho operacional e financeiro superior às expectativas antes da pandemia.
Todos os negócios demonstraram uma capacidade de recuperação muito forte, tanto em nível operacional quanto na geração de caixa. Esses fatores colaboraram para que mantivéssemos nossa classificação como grau de investimento pelas agências de risco Standard & Poor’s e Fitch Ratings. No nível da holding, realizamos a liquidação antecipada do montante remanescente da última dívida vigente, alinhada a nossa estratégia de gestão de endividamento.
Mesmo em um cenário de novos riscos e incertezas, demonstramos que a coragem de empreender também se manteve vigorosa na Votorantim. Com a confiança dos Conselhos de Administração e de nossos acionistas, continuamos avançando nas estratégias dos negócios e do portfólio. Exemplo disso foi a transação anunciada pela Votorantim Cimentos de combinação de suas operações na América do Norte com a McInnis Cement e a atração do Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) como nosso parceiro. A joint venture entre Votorantim Energia e CPP Investments anunciou o investimento de R$ 2 bilhões na expansão de seus parques eólicos, o que elevará sua capacidade de geração para 2,6 GW. No avanço de novas frentes para o portfólio, constituímos a empresa Altre, nossa plataforma de investimentos imobiliários que até então atuava como uma área de negócios dentro da holding.
Também continuamos a avançar de forma consistente na temática ESG, que sempre foi parte do nosso DNA com a adoção de práticas pioneiras desde a fundação da Votorantim. Exemplos históricos são o nosso primeiro Relatório Anual ter sido publicado em 1923 e o fato de que há dez anos utilizamos para esse relatório a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), reconhecida globalmente, demonstrando transparência com nossos stakeholders. Mas a pandemia da Covid-19 provocou mudanças e reflexões em toda a sociedade, e os temas relacionados a ESG também se intensificaram. Apesar da pauta estar contemplada em nosso histórico, buscamos continuamente assumir novos compromissos e influenciar as empresas do portfólio a adotarem as melhores práticas visando à perenidade de seus negócios. Em 2020, avançamos na temática ESG sob a ótica de holding de investimentos, discutindo com o Conselho de Administração as novas demandas ambientais, sociais e de governança no contexto atual e a incorporação desses fatores de decisão aos nossos processos de investimento. Dentre as ações do ano, destacam-se nossa adesão como investidor ao CDP, maior banco de dados ambientais no mundo; e a inclusão, neste relatório, de nossas contribuições aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Outra de nossas novas iniciativas em 2020 foi o Programa Cidadania, por meio do qual a Votorantim e empresas investidas buscaram estimular o fortalecimento da cultura democrática e incentivar a participação ativa dos cidadãos em discussões da sociedade em um ano tão importante para o Brasil, com a definição das eleições municipais – para as quais desenvolvemos uma nova versão do “Guia do Voto”. A prática reitera nossa convicção da importância de exercemos nosso papel de empresa cidadã, participando de forma consistente com ações para o desenvolvimento do País.
Paralelamente, revisitamos no ano nossos Valores, a fim de retratar com mais objetividade o nosso DNA. Assim, nosso jeito de ser e fazer passou a ser expresso por Integridade, Colaboração e Coragem.
Refletindo sobre 2020, fico com um sentimento de imenso orgulho da Votorantim e de todas as nossas pessoas e um senso de pertencimento muito grande. Nossos resultados vão muito além dos números. E a nossa capacidade coletiva de superar desafios é enorme. Temos mais de 100 anos de história de superação, com valores muito sólidos, e cada um de nós carrega isso todos os dias. Assim, seguimos confiantes e esperamos comemorar grandes conquistas ao lado dos que somam esforços conosco – empregados, parceiros de negócios, fornecedores, clientes e acionistas – e aos quais seremos sempre gratos.
João H. Schmidt
Diretor-Presidente da Votorantim S.A.