Relatório Anual 2020

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Além de manter o papel de influenciar as empresas investidas para que mantenham o compromisso de incorporar a geração de valor social no modelo de negócios, a Votorantim investe em iniciativas com foco em cidadania e educação – recentemente, em decorrência da pandemia, saúde também foi incluída nessa lista. Esses projetos são desenvolvidos em parceria com o Instituto Votorantim.

O Instituto Votorantim implementou, em 2020, projetos em 252 municípios no Brasil, além de ações realizadas no exterior. A pandemia da Covid-19 impactou significativamente a atuação da organização em dois aspectos, enfrentados com sucesso: exigiu que parte dos planos previstos para o ano fosse revisitada e impôs como desafio a construção de uma estratégia específica para o tema.

Nessa linha, destaca-se o Parceria pela Valorização da Educação (PVE), cujo foco foi direcionado para oferecer suporte, em relação aos efeitos da pandemia, à rede de ensino dos 75 municípios envolvidos. Questões como a forma de viabilizar o ensino remoto, adaptação de medidas pedagógicas, como agir na retomada das aulas e maneiras de recuperar a aprendizagem dos alunos foram amplamente debatidas.

Foram ainda mantidas em andamento, de forma adaptada, as ações do Desafio Voluntário e do Via Solidária. Sob o mote “É hora de somar forças”, a primeira iniciativa engajou empregados e terceirizados da Votorantim e das empresas investidas a se mobilizarem em ações de combate aos efeitos da Covid-19. Considerando os impactos do distanciamento social, as ações poderiam ser realizadas individual e remotamente. Na holding, entre os destaques estão o Festival de Carreira (saiba mais) e a arrecadação de recursos para a distribuição de brinquedos e roupas para cerca de 700 crianças das comunidades carentes da Vila Leopoldina, bairro de São Paulo onde a Votorantim mantém empreendimentos imobiliários. A Via Solidária, campanha que chega ao quarto ano, incentiva a cultura de doação para projetos que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em 2020, nove projetos já apoiados com recursos das empresas investidas e da holding estavam habilitados a receber doações dos empregados. Com valores a partir de R$ 10 e possibilidade de parcelamento da quantia em folha de pagamento, a campanha arrecadou R$ 624 mil, valor próximo ao alcançado em 2019.

Logotipo Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é um centro de inteligência e um hub de inovações e projetos no campo social que desenvolve e implementa estratégias que auxiliam as empresas a ampliar seu legado socioambiental com visão específica para cada negócio.

Além de dedicar-se a apoiar a gestão social da Votorantim e das empresas de seu portfólio, o Instituto Votorantim passou a atuar em 2020 como centro de inteligência aplicada na temática socioambiental.

Cidadania

Em continuidade às ações iniciadas no ano do centenário, 2018, que focaram a conscientização para a importância do voto, a Votorantim formalizou, em 2020, seu Programa Cidadania. A iniciativa parte do diagnóstico, feito com o apoio de especialistas e em pesquisas patrocinadas pela holding, de que, para que os cidadãos exerçam ativamente seus papéis na sociedade e votem de forma consciente, é necessário fortalecer a participação política e a cultura democrática brasileira. Conforme evidenciam recentes pesquisas, o Brasil é um dos países que apontam menor índice de satisfação com a democracia e também apresenta baixos níveis de conhecimento e interesse político dos cidadãos, associados a uma desconfiança generalizada em relação às instituições públicas.

Com o propósito de contribuir para a reversão desse cenário e fortalecer a bandeira da cidadania, as ações do Programa no ano foram executadas em três frentes: sensibilização, geração de conhecimento e intervenções práticas.

A frente de sensibilização incluiu a publicação do Guia do Voto – Eleições Municipais, de autoria do cientista político Humberto Dantas, que teve como objetivo explicar os processos da democracia representativa nas cidades brasileiras a fim de ajudar os eleitores a votarem de forma consciente. O livro foi distribuído gratuitamente em formatos físico e digital tanto para o público interno das empresas investidas como para especialistas e organizações externas.

Outra iniciativa na mesma frente foi o “Cidadania em Cena”, evento on-line composto de debates abertos ao público em geral sobre educação política, participação social e futuro da democracia. Promovido entre 29 de setembro e 8 de outubro, o evento foi exibido ao vivo no canal do Instituto Votorantim no YouTube, contou com a participação de mais de 20 especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais e foi divulgado por todas as empresas do portfólio da Votorantim.

Especificamente para o público interno das empresas investidas da Votorantim, foi realizado o Vototalks “A neurociência da cidadania”, com a participação do cientista político Humberto Dantas e da neurocientista Carla Tieppo. Na ocasião, os especialistas conversaram sobre como questões atuais da sociedade podem ser explicadas pelos mecanismos neurais do cérebro e o que pode ser feito por cada cidadão para o fortalecimento da cultura democrática.

O campo da geração de conhecimento contemplou iniciativas de apoio à pesquisa, a exemplo da aplicação, no Brasil, da “Valores em crise 2020”, da World Value Survey Association, que apontou o impacto que situações de crise extrema, como a pandemia, trazem para os valores morais e democráticos dos indivíduos, bem como a criação de uma rede de organizações e especialistas para a discussão das causas e dos efeitos sistêmicos da baixa cultura democrática nacional, que terá seguimento em 2021.

Já na frente de intervenções práticas, teve andamento o Lab Cidadania, iniciativa que visa identificar métodos efetivos para o desenvolvimento da cultura democrática e da participação política localmente, contribuindo para a melhoria de três indicadores eleitorais: de abstenção eleitoral, de votos brancos e nulos e de eleitores com 16 ou 17 anos.

Para isso, em 2019, foram selecionadas seis organizações, via edital público, que apresentaram cinco propostas metodológicas para serem testadas em municípios com operação das empresas investidas.

Esses projetos foram executados entre janeiro e agosto de 2020 e beneficiaram mais de 2,2 mil pessoas diretamente e mais de 140 mil cidadãos de forma indireta, o que corresponde a 46% da população dos cinco municípios. Outros destaques identificados foram o fortalecimento do debate público no território em torno de uma agenda focada no desenvolvimento local e na garantia de direitos e o desenvolvimento de competências individuais dos cidadãos, para que possam assumir os espaços de participação que a democracia oferece.

Os principais aprendizados do Lab Cidadania foram compartilhados em seminários on-line e abertos ao público, realizados no canal no YouTube do Instituto Votorantim com a participação dos integrantes dos projetos nos municípios. Além disso, a partir dos aprendizados, o Instituto passou a integrar, em seu portfólio de soluções sociais, metodologias de promoção da cidadania a partir do fomento ao controle social e da promoção da educação política.

Destaques do Lab Cidadania

Três Marias, em Minas Gerais, organizado pelo Politize com apoio da Nexa: a iniciativa “Dialoga!” Três Marias reuniu virtualmente cidadãos e técnicos do poder público em rodadas de diálogo sobre propostas de políticas públicas e contou com a participação de mais de 200 pessoas nas atividades do projeto e de mais de 2 mil pessoas em suas redes sociais.

Miraí, em Minas Gerais, organizado pelo Colab com apoio da CBA: a “Jornada do Cidadão” contou com a participação de cerca de 1,2 mil moradores da região; nela houve o desenvolvimento de conteúdo pedagógico de educação política para trabalho na escola estadual da cidade e sensibilização de mais de 100 mil pessoas por meio de estratégia de comunicação.

Votorantim, em São Paulo, organizado pelos Institutos Cidade Democrática e Governo Aberto com apoio da Votorantim Cimentos: o “Agentes da Cidadania” promoveu consulta pública sobre os problemas da cidade, com a participação de 356 cidadãos; a criação e implementação de projetos de intervenção social desenvolvidos pelos jovens nos temas de Pessoas com Deficiência (PCD), saúde mental, cultura, esporte e segurança alimentar; e uma campanha de mobilização para que os jovens tirassem o título de eleitor.

Araripina, em Pernambuco, organizado pelo Politiquê com apoio da Votorantim Energia: cerca de 80 alunos das dez escolas participantes do projeto participaram de discussões on-line sobre assuntos relacionados à política pública e ao engajamento da população, por meio da articulação de jovens protagonistas indicados pelas escolas.

Matão, em São Paulo, organizado pelo Instituto Terroá com apoio da Citrosuco: o projeto fomentou o engajamento comunitário com os jovens do município, além da formação de 305 professores sobre educação cívica, houve a realização do “Festival da Democracia”, evento virtual sobre direitos, meio ambiente, arte, educação e representatividade, que teve 12 horas de transmissão ao vivo e contou com a participação de 7,7 mil pessoas; a mobilização de jovens para tirar o título de eleitor; e a apresentação de propostas de políticas públicas para mais de 50 pré-candidatos a prefeito e a vereador.