Lucro líquido: R$ 1,1 bi
Retorno sobre patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês): 10,3%
Vários dos pilares da estratégia e cultura do banco BV foram testados em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, com destaque para os eixos de transformação digital e resiliência dos negócios. No varejo, em que o BV é líder nacional em financiamento de veículos leves usados, as transações por meios digitais foram ampliadas para conectar lojistas e consumidores. Mesmo com as lojas fechadas em todo o Brasil durante o auge da pandemia, o BV continuou operando pelas plataformas digitais complementadas pelo novo serviço de delivery de carros aos clientes.
Como visto em crises econômicas anteriores, o mercado de venda e financiamento de veículos usados se mostrou resiliente. Embora impactado nas primeiras semanas da pandemia, com queda de aproximadamente 80% na demanda, a recuperação gradual do segmento permitiu que, em julho de 2020, os níveis de originação já apresentassem o mesmo patamar do ano anterior.
Ainda no varejo, frente à necessidade de renegociação de dívidas, em decorrência do desemprego e fechamento do comércio, o banco BV lançou iniciativas que beneficiaram clientes em duas dimensões: i) carência de 60 dias sem cobrança de juros, o que deu fôlego aos clientes para que transferissem duas parcelas para o fim do contrato; e ii) alongamento da dívida, que gerou redução das parcelas mensais. As duas campanhas beneficiaram mais de 800 mil clientes e ajudaram na manutenção da taxa de inadimplência da carteira em níveis abaixo da média histórica.
Já no atacado, o BV registrou aumento de demanda, ocasionada pelo crescimento da tomada de linhas de crédito pelas companhias, como forma de reforçarem o caixa, e pelo fechamento momentâneo do mercado de capitais, cuja volatilidade não provocou efeito significativo na carteira de crédito da instituição.
Em termos de resultado, de forma prudencial, o banco elevou o nível de provisionamento, o que aumentou o custo de crédito em 2020. Essa combinação de fatores fez com que o BV encerrasse o ano com lucro líquido de R$ 1,1 bilhão, 22% menor que o do período anterior, porém com níveis de rentabilidade (ROE) no último trimestre do ano já similares ao momento pré-pandemia (13%). No ano, o retorno sobre o patrimônio líquido alcançou 10,3%.
Já em relação à gestão e à cultura, o princípio de colocar as pessoas em primeiro lugar foi consolidado por meio de ações de combate aos impactos da pandemia. O empenho em preservar a saúde de seus profissionais e familiares foi reconhecido na pesquisa anual de clima organizacional, realizada em maio, por meio de questionário aplicado às equipes, cujo índice de satisfação registrou 89 pontos, posicionando o BV entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
O banco agiu de maneira tempestiva para dar suporte aos seus empregados, aos clientes e à sociedade durante a pandemia. Além da doação para apoiar famílias vulneráveis e prover equipamentos médicos em todo Brasil, o BV implementou uma campanha on-line de doação de recursos em que, a cada R$ 1,00 doado, o BV doou mais R$ 1,00, dobrando o montante arrecadado, totalizando R$ 2,6 milhões. Além disso, colocou à disposição linhas de crédito subsidiadas no montante de R$ 50 milhões para empresas nacionais fabricantes de equipamentos hospitalares, o que o fez ser eleito, pela revista Forbes, uma das 30 empresas mais solidárias do Brasil.
O BV manteve ainda 28 projetos já apoiados pela empresa nas áreas de cultura, esporte e proteção à infância e ao idoso, entre outras. No ano, os investimentos para esses projetos somaram R$ 11,7 milhões.
O banco BV também reforçou seu empenho nos pilares ESG, criando um Comitê de Sustentabilidade e estabelecendo uma nova estratégia por meio da atuação sustentável em seu ecossistema. A nova aspiração inclui quatro pilares: (i) neutralizar o impacto ambiental; (ii) acelerar a inclusão social; (iii) multiplicar e humanizar o conhecimento financeiro; e (iv) mobilizar recursos para fomentar negócios sustentáveis. Além disso, o BV, que já adotava os Princípios do Equador e os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), passou a ser signatário do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Também anunciou uma iniciativa pioneira para neutralizar 100% das emissões de CO2 advindas dos veículos financiados a partir de 2021. Serão atingidos cerca de 4 milhões de toneladas de CO2 compensados por ano por meio da compra de créditos de carbono.
O BV também evoluiu na estratégia de parcerias digitais, com mais de 180 empresas conectadas à biblioteca de Applications Programming Interface (API) da instituição, que corresponde a um conjunto de padrões para o desenvolvimento e a integração de softwares, entre as quais aproximadamente 30 são parcerias estratégicas.
Em diversificação das receitas e desenvolvimento de novos produtos, o banco BV continuou avançando no segmento de financiamento de placas solares residenciais, no qual já é um dos bancos líderes nacionais.