Receita líquida: US$ 979 mi
Ebitda: US$ 68 mi
Investimento social¹: R$ 1,8 mi
___Recursos próprios: R$ 1,1 mi
___Instituto Votorantim: R$ 700 mil
1Valor sob gestão do Instituto Votorantim.
Não inclui recursos adicionais destinados a ações de combate à Covid-19.
Entre os líderes mundiais na produção de suco de laranja, a Citrosuco iniciou a safra 2019/2020 (de julho de 2019 a junho de 2020) com aumento de 35% da oferta de laranja do cinturão paulista, sendo que, ao longo dessa safra, o volume de exportações brasileiras foi elevado em 17%. A queda de preço do suco de laranja impactou os resultados da companhia, cuja moeda funcional é o dólar americano. A Citrosuco encerrou operíodo com receita líquida de US$ 979 milhões, 16% inferior à safra anterior, e Ebitda 54% menor no período, totalizando US$ 68 milhões. Esse cenário levou a companhia a incorrer na quebra de covenants financeiros contratuais, que foram negociados com as instituições credoras. A trajetória de consistência da companhia, em conjunto com a melhora do ambiente competitivo prevista para os próximos anos, fez com que essa negociação ocorresse sem a necessidade de pré-pagamento das dívidas.
A pandemia da Covid-19, deflagrada ao fim do ano safra 2019/2020, trouxe impactos específicos para o mercado de suco de laranja. Em relação à oferta, não houve alterações relevantes, em razão da implementação de uma série de medidas pela companhia que impediram restrições logísticas. A demanda se manteve na maioria dos mercados e, em alguns países desenvolvidos, foi ampliada em razão do reconhecimento dos benefícios do suco de laranja para a saúde, a exemplo do fortalecimento do sistema imunológico.
Apesar da incerteza sobre o cenário econômico mundial em decorrência da pandemia, a empresa finalizou a safra de 2019/2020 com investimento de US$ 64 milhões no desenvolvimento de produtos e nas iniciativas de ganho de eficiência. Esse movimento reforça a estratégia de crescimento e busca de competitividade no longo prazo, por meio do fomento de tecnologias para o processo produtivo, como escaneamento, telemetria, conectividade e sistemas de irrigação e uso de defensivos agrícolas.
Em sua atuação social, a empresa direcionou novas ações frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 voltadas para as comunidades onde atua. Com foco na inclusão, diversidade, educação e qualificação profissional, a Citrosuco manteve projetos voltados ao fortalecimento da qualidade da educação e à formação de jovens para o mercado de trabalho. Em razão da pandemia, os projetos ligados à educação migraram para o ensino remoto, com aulas virtuais, envolvendo o seu replanejamento. Além disso, a companhia manteve suas ações também no “Para Todos”, programa de diversidade dedicado a promover a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) em diferentes postos de trabalho na companhia, de colhedores às lideranças do negócio, mobilizando diferentes agentes das comunidades onde atua, em um movimento que vai além do cumprimento de cotas. Na safra, o programa contemplou 426 profissionais, o que correspondeu a aproximadamente 4% do total de funcionários da companhia na safra 2019/2020. O programa também avançou em discussões e planejamento para inclusão de outras minorias e consolidação de um ambiente cada vez mais plural.
Alinhada às demandas de uma economia de baixo carbono e sustentável, a Citrosuco alcançou, em suas operações, aproximadamente, 60% no uso de energia renovável em sua matriz energética no ano de 2019, fazendo parte dessa conquista o investimento conjunto com a Votorantim Energia para a construção de parques eólicos.
Desde 2017, a empresa mantém 100% das operações próprias auditadas em padrões de produção sustentável, a exemplo das certificações Rainforest Alliance, SAI Plataform e Fairtrade. A partir de 2020, tem o compromisso com o fornecimento sustentável refletido na adesão a Sustainable Juice Covenant (SJC), iniciativa global que preconiza o fornecimento 100% sustentável de sucos e ingredientes derivados de frutas e vegetais até 2030. Ao fim da safra 2019/2020, aproximadamente 50% de toda a produção estava em conformidade com os padrões de sustentabilidade da SJC. Nesse contexto, como evolução do Programa Trilhar, dedicado ao relacionamento e desenvolvimento socioambiental de sua cadeia de fornecedores de frutas, a Citrosuco firmou parceria com a ONG Produzindo Certo, com o objetivo de promover a sensibilização, o diagnóstico e a definição de plano de ação socioambiental em relação a 100% de seus fornecedores de frutas.
Essas ações representam a forma sustentável de fazer negócios da Citrosuco sintentizada pela expressão “muito além do suco”, que mostra como o compromisso com o desenvolvimento sustentável se faz presente em produtos, pessoas e planeta. Além da produção de suco de laranja, a companhia produz ingredientes naturais, que apoiam a tendência mundial de substituição de matérias-primas não renováveis por renováveis, atendendo a diferentes setores econômicos, como cosméticos, saúde, limpeza, entre outros, tendo a sustentabilidade como valor inegociável.