Relatório Anual 2020

Centro de Excelência (CoE)

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O Centro de Excelência da Votorantim é formado por centros especialistas em tecnologia da informação, finanças, contabilidade e tributos, recursos humanos, soluções imobiliárias, inovação e uso de dados (analytics).

Agilidade e solidez na relação de confiança entre seus cerca de 900 profissionais permitiram uma adaptação à exigência de novas formas de trabalhar e se comunicar frente à pandemia. Assim, o CoE não apenas manteve em andamento suas operações como também obteve ganhos de produtividade repassados às empresas do portfólio da Votorantim. 102-6

Pessoas

As ações relacionadas à gestão de pessoas durante a pandemia foram reconhecidas no Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) com o case “Nossa essência é fazer acontecer: cuidados e proximidades com a equipe durante a pandemia”.

Ainda no ano, o CoE deu continuidade a ações de diversidade. As discussões estimuladas, principalmente, por um Comitê de Diversidade têm exponenciado o conhecimento e as mudanças de atitude sobre o tema.

O conjunto de iniciativas levou o CoE a registrar, em 2020, a contratação e promoção de cinco mulheres para posições de gestão – as quais encerraram o ano representando 48% do quadro total de líderes –, acelerou a contratação de Pessoas com Deficiência (PCD) e contribuiu no redesenho do processo de seleção do Programa de Estágio, realizado em parceria com uma consultoria especialista em diversidade.

Inovação e desenvolvimento de produtos

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O propósito do CoE está no processo de inovação, de forma que sejam desenvolvidas soluções originais, efetivas e integradas às demandas comuns de empresas. No ano, a oferta dessas soluções foi ampliada para empresas além do portfólio da Votorantim.

O desenvolvimento de produtos acontece por meio do BoxUp, acelerador de iniciativas inovadoras. Desde seu início, 21 ideias foram aprovadas seguindo o processo e, em 2020, quatro delas se destacaram:

Produto de procurement intelligence baseado em inteligência artificial, que automatiza o processo de compras, avalia as propostas comerciais, conduz negociações e efetiva a compra ao considerar as estratégias e políticas de suprimentos de cada empresa.

Utiliza inteligência artificial para analisar os itens de estoque cadastrados, interpreta seus descritivos e especificações, aponta redundâncias na base e direciona a tratativa sistêmica adequada ao material.

Algoritmo capaz de prever quais profissionais estão propensos a deixar a empresa e quando poderão pedir demissão. A ferramenta tem precisão de 94% de acerto e auxilia os gestores de recursos humanos no trabalho com pessoas sob uma nova lente.

Plataforma web para análise de dados de empresas e pessoas físicas no atendimento às exigências legais e de compliance no processo de due diligence de integridade.

Utilizando inteligência artificial, o CoE desenvolve soluções para tomadas de decisão por meio de análise de dados como algoritmos inteligentes na área de cobrança, prevendo movimentos de clientes na área de pagamento e crédito para, assim, atuar de forma estratégica na gestão desse fluxo para as empresas do portfólio da Votorantim. Iniciativas semelhantes foram desenvolvidas para precificação de produtos e também para análise da dinâmica dos processos industriais, antecipando potenciais problemas na produção.

O CoE também já disponibiliza algumas de suas soluções ao mercado, com destaque para três delas:

Com foco em prevenção de perdas, identifica riscos e desperdícios em transações empresariais por meio do uso intensivo de tecnologia, monitorando as atividades de forma on-line e contínua. O Sykn é utilizado por empresas do portfólio da Votorantim e, em 2020, fechou contrato com o primeiro cliente externo.

Com foco na gestão de benefícios e saúde, viabiliza acesso a informações sobre sinistros, perfil de utilização e custos em um só sistema, com maior autonomia e experiência diferenciada aos profissionais de Recursos Humanos, redefinindo a experiência desses profissionais e médicos, com segregação de acesso, respeitando o sigilo médico e as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A solução está ativa em empresas do portfólio da Votorantim e representa a gestão de 87 mil vidas e 20 mil empregados.

O objetivo da startup é acelerar o processo de avaliação de imóveis e contribuir para a transformação digital do setor com o uso de dados. Em 2020, foram realizadas cerca de 10,3 mil avaliações para bancos e fintechs, passando a integrar os mapas de proptechs (seleção de startups).

Soluções para o combate à Covid-19
O CoE apoiou o Instituto Votorantim na estratégia de atuação da Votorantim e empresas do portfólio no combate à pandemia da Covid-19. Entre as ações conduzidas, mapeou e atuou junto a parceiros em soluções de atendimento digital e de inteligência de dados estratégicos e epidemiológicos para auxiliar a gestão pública na tomada de decisão, bem como na estruturação de plataforma para apoio psicológico a profissionais de saúde (saiba mais).