102-6 | 102-9 | 103-2 | 103-3
O Centro de Excelência da Votorantim é formado por centros especialistas em tecnologia da informação, finanças, contabilidade e tributos, recursos humanos, soluções imobiliárias, inovação e uso de dados (analytics).
Agilidade e solidez na relação de confiança entre seus cerca de 900 profissionais permitiram uma adaptação à exigência de novas formas de trabalhar e se comunicar frente à pandemia. Assim, o CoE não apenas manteve em andamento suas operações como também obteve ganhos de produtividade repassados às empresas do portfólio da Votorantim. 102-6
As ações relacionadas à gestão de pessoas durante a pandemia foram reconhecidas no Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) com o case “Nossa essência é fazer acontecer: cuidados e proximidades com a equipe durante a pandemia”.
Ainda no ano, o CoE deu continuidade a ações de diversidade. As discussões estimuladas, principalmente, por um Comitê de Diversidade têm exponenciado o conhecimento e as mudanças de atitude sobre o tema.
O conjunto de iniciativas levou o CoE a registrar, em 2020, a contratação e promoção de cinco mulheres para posições de gestão – as quais encerraram o ano representando 48% do quadro total de líderes –, acelerou a contratação de Pessoas com Deficiência (PCD) e contribuiu no redesenho do processo de seleção do Programa de Estágio, realizado em parceria com uma consultoria especialista em diversidade.
102-15
O propósito do CoE está no processo de inovação, de forma que sejam desenvolvidas soluções originais, efetivas e integradas às demandas comuns de empresas. No ano, a oferta dessas soluções foi ampliada para empresas além do portfólio da Votorantim.
O desenvolvimento de produtos acontece por meio do BoxUp, acelerador de iniciativas inovadoras. Desde seu início, 21 ideias foram aprovadas seguindo o processo e, em 2020, quatro delas se destacaram:
Utilizando inteligência artificial, o CoE desenvolve soluções para tomadas de decisão por meio de análise de dados como algoritmos inteligentes na área de cobrança, prevendo movimentos de clientes na área de pagamento e crédito para, assim, atuar de forma estratégica na gestão desse fluxo para as empresas do portfólio da Votorantim. Iniciativas semelhantes foram desenvolvidas para precificação de produtos e também para análise da dinâmica dos processos industriais, antecipando potenciais problemas na produção.
O CoE também já disponibiliza algumas de suas soluções ao mercado, com destaque para três delas:
Soluções para o combate à Covid-19
O CoE apoiou o Instituto Votorantim na estratégia de atuação da Votorantim e empresas do portfólio no combate à pandemia da Covid-19. Entre as ações conduzidas, mapeou e atuou junto a parceiros em soluções de atendimento digital e de inteligência de dados estratégicos e epidemiológicos para auxiliar a gestão pública na tomada de decisão, bem como na estruturação de plataforma para apoio psicológico a profissionais de saúde (saiba mais).